Vamos ser realistas. O marketing pode ser caro… Mas você pode fazer marketing de baixo custo.
Que é sem dúvida a melhor alternativa, para empresas que tem pouco ou nenhum poder de investimento, combinando estas táticas abaixo você pode atingir resultados em curto prazo.

 

Com uma forte ênfase no marketing digital, pode parecer que a única maneira de ser bem sucedido é através da compra de anúncios ou do pagamento para a implantação de SEO. Embora ambas sejam formas muito populares e úteis de comercializar um negócio, também existem muitas estratégias de marketing de baixo custo, se não de graça. Essas quatro estratégias de marketing de baixo custo criam tráfego orgânico e exposição para o seu negócio, e todos colocam ênfase no fator de marketing mais importante: o seu público alvo.

 

1. Network

Network ou rede é uma das estratégias de marketing de baixo custo mais efetivas que todos têm acesso, e há muitas maneiras de fazê-la.Em primeiro lugar, o LinkedIn é uma plataforma inteiramente dedicada à rede. Como regra geral, você deve adicionar todos com os quais você aperta a mão ou fala, incluindo clientes, negócios similares e muito mais.Ao criar uma marca pessoal através do LinkedIn, você pode promover sua marca comercial.Para tornar a rede ainda mais fácil, você pode fazer uma página de grupo para o seu negócio ou participar de um grupo comercial local e participar com os membros e o público existentes para aumentar a exposição do seu negócio.

 

LinkedIn está longe de ser o único meio de criar e fazer rede. A rede é uma mentalidade e uma abordagem que prioriza pessoas em vez de posições e negócios. Ao colocar as pessoas em primeiro lugar, você pode determinar quem são os mais importante pra você conhecer e o que pode fazer por elas. Então você pode comercializar seu negócio para um público mais amplo de forma menos óbvia e mais eficaz. A melhor parte sobre a rede é que você pode essencialmente fazer isso em qualquer lugar, a qualquer momento, com qualquer um. Existe uma associação comercial local que realiza reuniões? Junte-se a ele.Uma seção de uma associação de marketing em sua cidade? Junte-se a isso, também. Comece a utilizar qualquer oportunidade que o leve a contato com novas pessoas.

Você poder ler o nosso artigo, Como atrair clientes para sua comunidade com conteúdo, para se aprofundar neste tópico.

 

2. Construa um parceria

Já ouvi o ditado “Vou arranhar suas costas se você arranhar a minha”? É exatamente assim que funciona uma parceria. Digamos que você possui uma concessionária de automóveis e há um auto detalhador e uma loja de reparos na estrada. Se você é parceiro da loja de automóveis, você pode encaminhar pessoas lá para manutenção e manter seus cartões de visita ou folhetos em sua concessionária. Em troca, o detalhador pode encaminhar as pessoas para a sua concessionária quando precisam comprar, vender ou trocar seu veículo e também podem manter cartões de visita ou panfletos em suas lojas.Talvez haja um desconto se eles mencionarem que o negócio de parceria os encaminhou.

Construir uma parceria pode comercializar seu negócio para a base de clientes de outro negócio e vice-versa. Isso funciona especialmente bem para as empresas locais, pois promove um senso de unidade e suporte dentro da comunidade. As pessoas são excepcionalmente receptivas às recomendações que provêm de empresas em que já confiam e tiveram experiências positivas, e você pode usar isso em sua vantagem através de uma parceria. Essa tática de marketing de baixo custo é rentável, com certeza ela irá construir mais reputação automaticamente para sua empresa ou marca.

 

3. Peça avaliações

As únicas coisas que as pessoas prestam mais a atenção do que o que dizem sobre sua empresa, são as críticas que os clientes anteriores deixaram no Google.

Uma vez, encontrei uma propriedade de aluguel em que me interessava e, ao procurar comentários da agência imobiliária, encontrei uma página inteira do Facebook dedicada a críticas ruins escritas sobre a empresa (e isso foi além de uma pontuação baixa). Fiquei horrorizado depois de ler todas as experiências negativas que outros clientes tiveram com a agência, e desde então avisei a muitos amigos para evitar o aluguel ou a compra de suas propriedades exclusivamente com base nessas avaliações.

O que seus clientes têm a dizer sobre você é a indicação mais clara do tipo de experiências que os clientes futuros terão com você.

Peça aos clientes que tiveram experiências positivas para escrever uma revisão rápida no Facebook ou no Google Business, você pode acumular testemunhos e usá-los posteriormente.

Além disso, se alguém estiver disposto a tomar um tempo para escrever um comentário, é provável que eles recomendem seus negócios para seus amigos e familiares para futuras necessidades. Tudo isso vem com pouco ou nenhum custo e permite que seus clientes façam o marketing para você.

 

 

“Os consumidores confiam em opiniões on-line quase tanto quanto se fosse uma recomendação de um amigo. É imperativo na sociedade on-line de hoje que uma empresa encoraje seus clientes a deixar opiniões sobre as principais redes sociais e portais para demonstrar sua satisfação com sua empresa “. –  Carlos Fearn – consultor de marketing na Rankology

 

4. Blog

Ajudar as pessoas antes de realmente precisar de algo de você é uma tática de marketing que: A) pode não ser uma tática de marketing “real” e B) tem excelentes retornos. A única coisa que lhe custará é o tempo, e ao blogar sobre os tópicos que você já conhece, você pode monetizar blog através de uma credibilidade amigável que seja do interesse do cliente. Por exemplo, se você é uma padaria, compartilhe algumas receitas fáceis ao redor dos feriados ou ofereça dicas sobre o cozimento de pessoas com alergias alimentares. Ao fornecer uma utilidade real para os tipos de clientes que utilizam as informações que está fornecendo, você cria um relacionamento que estabelece seu negócio como uma autoridade útil. As pessoas tendem retribuir valor e se alguém usou dicas ou receitas do site da sua padaria, provavelmente será seu primeiro pensamento quando precisar de um deleite doce na hora do almoço.

Nós temos um artigo específico sobre como monetizar blog, acesse aqui.

Nygma Multimedia

Nygma Multimedia

Agência Digital de Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Multimídia