Como fazer marketing de conteúdo? Muitas empresas estão no começo desta jornada mas já reconhecem que o marketing de conteúdo é a ferramenta mais poderosa para se chegar até às vendas, porém poucos negócios têm planejamento e um mindset estratégico.

 

Não é inteligente se não for estratégico.

O pensamento estratégico significa: Como Fazer Marketing de Conteúdo de Modo Avançado

É tempo de implementar estratégias de marketing de conteúdo e identificar quais partes da sua estratégia de conteúdo antiga funcionam e além disso, renová-las.

Estamos falando de estratégias de marketing de conteúdo que transformam a maneira como o seu negócio interage e se envolve com seus clientes.

Segundo o Content Marketing Institute:

  • 83% dos profissionais de marketing consideram uma estratégia de conteúdo muito eficaz para o aumento da receita.

Este é um aumento significativo quando comparado aos 74% dos profissionais que depositaram confiança na estratégia de conteúdo no ano anterior (2017). Mas, mesmo que mais profissionais de marketing e as marcas entendam a necessidade de ter uma estratégia de conteúdo documentada, apenas 31% deles as documentam.

Para alcançar seus objetivos com o marketing de conteúdo sejam eles, aumentar o tráfego na web, o número de leads, a fidelidade dos clientes e ou aumentar a receita e etc, é necessário analisar melhor sua estratégia de conteúdo. Reserve algum tempo para isso. Se preocupe em fornecer uma estratégia de marketing de conteúdo inovadora para impulsionar o crescimento lucrativo por meio da experiências do cliente.

Por exemplo:

  • A Cisco estima que o conteúdo visual será responsável por 82% de todo o tráfego de consumidores na internet até 2021.
  • O conteúdo em vídeo será responsável por 80% do tráfego na web.

Usando estes dados, estudando as tendências de conteúdo, você pode planejar estrategicamente a criação de conteúdo interativo, em vídeo, para educar, mostrar autenticidade e construir relacionamentos com os clientes.

Incrível né ?

Aqui estão mais alguns insights valiosos para você se preparar e de fato saber como fazer marketing de conteúdo como um profissional.

 

1. Seja mais criativo e pessoal com seu conteúdo

Embora esteja claro que o conteúdo visual baseado em texto (ex.blog post) seja um fator essencial para o sucesso do marketing de conteúdo, sua criatividade pode precisar de mais ânimo. Lembre-se de criar conteúdo direcionado exclusivamente a posts e ao compartilhamento de mídia social, intensificando o toque pessoal/personal e espontâneo, o que pode torná-lo mais leve e simples de produzir.

Criar conteúdo baseado em texto com recursos visuais para manter os visitantes engajados é norma. Mas, 2018, será mais sobre o tipo de conteúdo visual social que você está postando e compartilhando.

O que ainda é uma tendência destaque, de baixo custo, além de impulsionadora da diversificação da produção de conteúdo, com certeza permanecerá como mais um recurso notável, derivado da ampliação da mídia social.

Por exemplo, enquanto os infográficos e videográficos são ótimos, o uso de conteúdo bruto no Facebook, Instagram e YouTube é muito eficaz. Porém, os consumidores querem comprar produtos e serviços de marcas que eles conhecem e amam. É por isso que 61% dos profissionais de marketing planejam usar o Facebook live e o Periscope, enquanto 69% planejam aprender mais sobre transmissões de vídeo ao vivo.

 

2. Não desista dos Emails. Otimize-os.

Você está trabalhando muito para ver o sucesso dos e-mails que está enviando? Você já pensou em desistir e se concentrar nas mídias sociais e blogs?

Você não está sozinho.

Atualmente, 66% por cento dos profissionais de marketing compartilham desta situação. Mas, antes de desistir, considere que 79% dos profissionais de marketing disseram que o e-mail foi o canal de distribuição de maior sucesso em 2017. Isso foi em comparação com os blogs e as mídias sociais. Isso significa que você provavelmente só precisa abordar o e-mail de maneira diferente.

Pense em enviar e-mails mais direcionados, estude a sua audiência e segmente-as. Compreendendo os produtos e serviços específicos nos quais um assinante está interessado, você reestrutura e personaliza o tipo de conteúdo que envia. Utilize as tecnologias de análise de dados para obter insights.

Com certeza, personalização é uma das palavras-chave para a excelência no marketing de conteúdo e para a experiência do cliente.

 

3. Experiência Omni Channel

A experiência omni channel é um status de marketing elevado, é sobre impactar consumidores e criar conexões/experiências contínuas entre eles e a marca em formatos e dispositivos, habilitados por canais humanos, digitais e físicos.

  • 88% dos consumidores usam canais digitais em algum ponto da jornada de compra
  • 48% dos clientes alternam entre interações digitais e físicas com empresas

A revolução digital mudou drasticamente as expectativas do cliente. Os clientes esperam ter suas necessidades a qualquer hora, em qualquer lugar, através de qualquer canal diretamente na ponta dos dedos. Para empresas nativas digitais, atender as evoluções das expectativas dos clientes pode ser um hábito bastante usual. Mas, para empresas anteriores à revolução digital, oferecer uma experiência que atenda às expectativas (em evolução constante) dos clientes requer uma grande mudança nos negócios.

Após estabelecer-se em pelo menos um dos canais que compõem o seu ecossistema digital, seja ele, Social, Pesquisa, Site e Loja etc, prepare-se para novas plataformas, crie uma estratégia  de ampliação para entregar experiências omnichannel ao seu público e impulsionar lealdade/fidelização entre eles e sua marca.

 

4. Marketing Orientado por Dados

Todo mundo está falando de dados, (vamos exemplificar especificamente sobre dados trazidos por vídeos).

Dados e insights vindos dos vídeos podem tornar o seu negócio mais bem sucedido. São os dados que fornecem mais informações sobre a performance do seu negócio e sobre seus consumidores, o que abre a oportunidade para conhecê-los melhor, medir e orientar as principais KPI’s ou Indicadores Chave de Performance/métricas do negócio.

Nos teus novos desafios de estratégia a encarar, habilite uma organização de mídia conduzida por dados. Use insights sobre o consumidor em todas as suas principais funções de negócio, são elas:

 

  • Operacional Aprimorado
  • Monitoramento e Análise
  • Comissionamento de Conteúdo e Aquisição
  • Recomendações de Conteúdo
  • Transporte de Acordos
  • Embalagem de Conteúdo
  • Promoção e Agendamento
  • Experiência Personalizada do Cliente e Comunicação
  • Distribuição de Conteúdo

 

Pense nas principais barreiras:

  • KPI (Indicadores de Sucesso do Negócio) bem claras e compartilhadas
    Alinhe todos os KPIs que medem o sucesso (a afetam o resultado final) com todos os departamentos do seu negócio.
  • Agilidade do Negócio
    Depois que a coleta de dados estiver em andamento, análise como você pode usar esses dados dentro da empresa de forma rápida e eficaz, e visualizar e medir o resultado.
  • Capacidades e Habilidades
    Crie ou se alie a plataformas que coletam e disponibilizam dados e ferramentas para capacitar o negócio, enquanto criar e retem habilidades digitais dentro das equipe de negócios e tecnologia.

Elimine estas três principais barreiras, e descubra como fazer marketing de conteúdo orientado por dados.

Conclusão

Conteúdos visuais interativos, storytelling, data-driven, omnichannel e personalização já são realidade para o domínio do cenário do marketing de conteúdo. Você precisará de uma estratégia cuidadosamente elaborada e documentada que incorpore essas tendências, mas ainda mantenha o e-mail tradicional para ter sucesso. Aplicar este mindset de como fazer marketing de conteúdo, de modo estratégico levará o seu programa de marketing de conteúdo a um nível de muito mais avançado.

Nygma Multimedia

Nygma Multimedia

Agência Digital de Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Multimídia